Reze
Conosco

Acompanhe a Liturgia Diária e faça seu Pedido de Oração.

Abril

Liturgia
Diária

12 – SEGUNDA-FEIRA
2ª SEMANA DA PÁSCOA

(branco – ofício do dia)

O Cristo, ressuscitado dos mortos, já não morre; a morte não tem mais poder sobre ele, aleluia! (Rm 6,9)

Reunidos para rezar e alicerçados nas Escrituras, os cristãos buscam entender as tribulações que recaem sobre seus líderes. Que a fé e a oração nos ajudem a superar as dificuldades pessoais e comunitárias.

Primeira Leitura: Atos 4,23-31

Leitura dos Atos dos Apóstolos – Naqueles dias, 23logo que foram postos em liberdade, Pedro e João voltaram para junto dos irmãos e contaram tudo o que os sumos sacerdotes e os anciãos haviam dito. 24Ao ouvirem o relato, todos eles elevaram a voz a Deus, dizendo: “Senhor, tu criaste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles existe. 25Por meio do Espírito Santo, disseste, através do teu servo Davi, nosso pai: ‘Por que se enfureceram as nações, e os povos imaginaram coisas vãs? 26Os reis da terra se insurgem e os príncipes conspiram unidos contra o Senhor e contra o seu Messias’. 27Foi assim que aconteceu nesta cidade: Herodes e Pôncio Pilatos uniram-se com os pagãos e o povo de Israel contra Jesus, teu santo servo, a quem ungiste, 28a fim de executarem tudo o que a tua mão e a tua vontade haviam predeterminado que sucedesse. 29Agora, Senhor, olha as ameaças que fazem e concede que os teus servos anunciem corajosamente a tua Palavra. 30Estende a mão para que se realizem curas, sinais e prodígios por meio do nome do teu santo servo Jesus”. 31Quando terminaram a oração, tremeu o lugar onde estavam reunidos. Todos, então, ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a Palavra de Deus. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 2

Felizes hão de ser todos aqueles / que põem sua esperança no Senhor.

1. Por que os povos agitados se revoltam? / Por que tramam as nações projetos vãos? / Por que os reis de toda a terra se reúnem † e conspiram os governos todos juntos / contra o Deus onipotente e o seu ungido? / “Vamos quebrar suas correntes”, dizem eles, / “e lançar longe de nós o seu domínio!” – R.

2. Ri-se deles o que mora lá nos céus; / zomba deles o Senhor onipotente. / Ele, então, em sua ira os ameaça / e em seu furor os faz tremer, quando lhes diz: / “Fui eu mesmo que escolhi este meu rei / e em Sião, meu monte santo, o consagrei!” – R.

3. O decreto do Senhor promulgarei, † foi assim que me falou o Senhor Deus: / “Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei! / Podes pedir-me e, em resposta, eu te darei, † por tua herança, os povos todos e as nações, / e há de ser a terra inteira o teu domínio. / Com cetro férreo haverás de dominá-los / e quebrá-los como um vaso de argila!” – R.

Evangelho: João 3,1-8

Aleluia, aleluia, aleluia.

Se com Cristo ressurgistes, procurai o que é do alto, / onde Cristo está sentado à direita de Deus Pai (Cl 3,1). – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – 1Havia um chefe judaico, membro do grupo dos fariseus, chamado Nicodemos, 2que foi ter com Jesus, de noite, e lhe disse: “Rabi, sabemos que vieste como mestre da parte de Deus. De fato, ninguém pode realizar os sinais que tu fazes, a não ser que Deus esteja com ele”. 3Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade te digo, se alguém não nasce do alto, não pode ver o Reino de Deus”. 4Nicodemos disse: “Como é que alguém pode nascer se já é velho? Poderá entrar outra vez no ventre de sua mãe?” 5Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade te digo, se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus. 6Quem nasce da carne é carne; quem nasce do Espírito é espírito. 7Não te admires por eu haver dito: ‘Vós deveis nascer do alto’. 8O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”. – Palavra da salvação.

Reflexão:

Nicodemos, importante líder fariseu, vai ao encontro de Jesus de noite. Ele admira e elogia o Mestre, mas não entende o que significaria “nascer do alto” para ver e pertencer ao Reino de Deus. Jesus o convida a rever sua mentalidade, abrir mão dos privilégios como líder do grupo. Ele ainda está longe de enxergar e entender as propostas do Reino, continua no escuro (noite), necessita buscar iluminação (luz) em Jesus. Ele precisa renascer (sem voltar ao seio materno) em sua mentalidade, passar por um processo de renovação ou conversão para entender o Reino de Deus. Não basta conhecer Jesus e reconhecer que vem de Deus. Faz-se necessário mudar a maneira de ser e pensar. Nascer do alto permite ver e entender a mensagem do Mestre. Muitas vezes, precisamos romper com velhas estruturas e velhos vícios para entrar na dinâmica de Jesus.

Oração
Ó Jesus Mestre, convidas Nicodemos a nascer de novo, isto é, a abandonar o próprio passado, para começar vida nova. Vida que traz a vitalidade do Espírito Santo. É a condição para alguém pertencer ao Reino de Deus. Faze-nos, Senhor, compreender e viver inteiramente a tua renovadora proposta. Amém.

(Dia a dia com o Evangelho 2021 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp e Pe. Nilo Luza, ssp)

 

Fonte: Paulus