Reze
Conosco

Acompanhe a Liturgia Diária e faça seu Pedido de Oração.

Julho, 2020

Liturgia
Diária

21 – SEXTA-FEIRA
SÃO PIO 10º, PAPA

(branco, pref. comum ou dos pastores – ofício da memória)

O Senhor o escolheu para a plenitude do sacerdócio e, abrindo seus tesouros, o cumulou de bens.

De família humilde, José Sarto nasceu na Itália em 1835 e lá faleceu em 1914. Ordenado presbítero, mereceu as seguintes palavras do seu antigo pároco: “Padre Sarto não divide suas roupas com os infelizes, ele as dá por inteiro”. Nomeado cardeal e patriarca de Veneza, tornou-se papa em 1903, com o nome de Pio 10º. Seu lema era: “Restaurar todas as coisas em Cristo”. Renovou a vida da Igreja, principalmente pelas reformas catequética, litúrgica, pastoral e missionária. Sua preocupação pastoral nos convida a valorizar o árduo e precioso serviço dos nossos catequistas.

Primeira Leitura: Ezequiel 37,1-14

Leitura da profecia de Ezequiel – Naqueles dias, 1a mão do Senhor estava sobre mim e, por seu espírito, ele me levou para fora e me deixou no meio de uma planície cheia de ossos, 2e me fez andar no meio deles em todas as direções. Havia muitíssimos ossos na planície e estavam ressequidos. 3Ele me perguntou: “Filho do homem, será que estes ossos podem voltar à vida?” E eu respondi: “Senhor Deus, só tu o sabes”. 4E ele me disse: “Profetiza sobre estes ossos e dize: Ossos ressequidos, escutai a palavra do Senhor! 5Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: Eu mesmo vou fazer entrar um espírito em vós e voltareis à vida. 6Porei nervos em vós, farei crescer carne e estenderei a pele por cima. Porei em vós um espírito, para que possais voltar à vida. Assim sabereis que eu sou o Senhor”. 7Profetizei como me foi ordenado. Enquanto eu profetizava, ouviu-se primeiro um rumor e, logo, um estrondo quando os ossos se aproximaram uns dos outros. 8Olhei e vi nervos e carne crescendo sobre os ossos e, por cima, a pele que se estendia. Mas não tinham nenhum sopro de vida. 9Ele me disse: “Profetiza para o espírito, profetiza, filho do homem! Dirás ao espírito: Assim diz o Senhor Deus: Vem dos quatro ventos, ó espírito, vem soprar sobre estes mortos, para que eles possam voltar à vida”. 10Profetizei como me foi ordenado, e o espírito entrou neles. Eles voltaram à vida e puseram-se de pé: era uma imensa multidão! 11Então ele me disse: “Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. É isto que eles dizem: ‘Nossos ossos estão secos, nossa esperança acabou, estamos perdidos!’ 12Por isso, profetiza e dize-lhes: Assim fala o Senhor Deus: Ó meu povo, vou abrir as vossas sepulturas e conduzir-vos para a terra de Israel; 13e quando eu abrir as vossas sepulturas e vos fizer sair delas, sabereis que eu sou o Senhor. 14Porei em vós o meu espírito, para que vivais, e vos colocarei em vossa terra. Então sabereis que eu, o Senhor, digo e faço – oráculo do Senhor”. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 106(107)

Dai graças ao Senhor, porque ele é bom, / porque eterna é a sua misericórdia!

1. Que o digam os libertos do Senhor, / que da mão dos opressores os salvou / e de todas as nações os reuniu, / do oriente, ocidente, norte e sul. – R.

2. Uns vagavam, no deserto, extraviados, / sem acharem o caminho da cidade. / Sofriam fome e também sofriam sede, / e sua vida ia aos poucos definhando. – R.

3. Mas gritaram ao Senhor na aflição, / e ele os libertou daquela angústia. / Pelo caminho bem seguro os conduziu / para chegarem à cidade onde morar. – R.

4. Agradeçam ao Senhor por seu amor / e por suas maravilhas entre os homens! / Deu de beber aos que sofriam tanta sede / e os famintos saciou com muitos bens! – R.

Evangelho: Mateus 22,34-40

Aleluia, aleluia, aleluia.

Fazei-me conhecer vossa estrada, / vossa verdade me oriente e me conduza! (24,4s) – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 34os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo 35e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: 36“Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?” 37Jesus respondeu: “‘Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento!’ 38Esse é o maior e o primeiro mandamento. 39O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. 40Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos”. – Palavra da salvação.

Reflexão:

Adversários de Jesus, os fariseus se reúnem para elaborar uma pergunta matreira, com a qual pretendem embaralhar a cabeça de Jesus. A pergunta se explica porque os fariseus contavam 613 preceitos na Lei, dos quais 365 eram proibições, e 248 mandamentos. Tinham que saber e praticar todos. Era, então, necessário estabelecer
uma escala de valores, porque o primeiro deveria reger os demais. Qual é o mandamento que, ao mesmo tempo, resume tudo e leva a observar toda a Lei? Jesus responde citando Deuteronômio 6,5 e Levítico 19,18. Com isso integra amor a Deus com amor ao próximo. Quem ama a Deus com total entrega de si mesmo também se entrega
totalmente aos que são imagem e semelhança de Deus. Este é o ensinamento fundamental de Jesus.

Oração
Ó Jesus Mestre, diante da pergunta provocativa do fariseu, respondes com determinação sobre a centralidade do amor: amar a Deus acima de tudo e amar ao próximo como a si mesmo. Senhor, nossa vida seja reflexo e testemunho destas duas faces do amor: a Deus e ao próximo. Amém.

(Dia a dia com o Evangelho 2020 - Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp (dias de semana) Pe. Nilo Luza, ssp (domingos e solenidades)

 

Fonte: Paulus